Aviso: Nosso telefone e WhatsApp mudou para (47) 99644-4114
Skip to content

Nosso papel é garantir melhor qualidade de vida a você, trabalhador!

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

menuclear

Histórico

Com a publicação no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, edição do dia 19 de Setembro do ano de 1.991, do Edital de Convocação para Assembléia Geral para tratar da seguinte Ordem do Dia: Fundação da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de Santa Catarina; Leitura, discussão e votação do Estatuto Social da Entidade; Eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes no Conselho da CNTI, reunião esta marcada para o dia 27 de Setembro do ano de 1.991, às 14.00 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Blumenau, sito à Rua Luiz de Freitas Melro, 231, na cidade de Blumenau, dando assim, o início para a Fundação deste órgão representativo dos trabalhadores gráficos do Estado de Santa Catarina.Fizeram parte desta convocação os representantes dos seguintes Sindicatos de trabalhadores gráficos do Estado, membros da Comissão Organizadora: Mauro Machado, Vice-Presidente do STIG de Blumenau; Odorico Jaime Brüggemann, Presidente do STIG de Lages; José Acácio da Silva, Presidente do STIG de Joinville; Paulo Costa, Tesoureiro do STIG de Florianópolis e José Santiago, Presidente do STIG de Criciúma.

Em seguida, à votação para a fundação desta Federação, passou-se a elaboração e discussão do texto do Estatuto da Entidade Sindical. A primeira Diretoria eleita desta Federação teve a data do mandato de 27 de Setembro de 1991 à 27 de Setembro de 1995, portanto uma gestão de 4 (quatro) anos. A primeira Diretoria eleita da FETIGESC, ficou assim composta: DIRETORIA – EFETIVOS: Acássio Mette; José Acácio da Silva; Wili Schwartz; Odorico Jaime Brüggemann; Mauro Machado; Hamilton Manoel Vargas e José Santiago; SUPLENTES: Hadilson Savi; José Carlos Bez Birolo; José da Silva; Laércio Budal Arins; Francisco de Assis Franco; Antonio Rogério Macedo Lopes e Ailton Cunha; CONSELHO FISCAL – EFETIVOS: Amilton Schmidt; Benildo Marçal dos Santos e Rui Haack; SUPLENTES: Donaldo Moritz; Paulo da Costa e Valdecir Granado; DELEGADOS-REPRESENTANTES – EFETIVOS: Acássio Mette e Amilton Schmidt; SUPLENTES: Odorico Jaime Brüggemann e José Acácio da Silva. Como escrutinador desta chapa tivemos a colaboração do advogado Dr. José Dailton Barbieri, de Blumenau.

Aos dois dias do mês de Abril do ano de 1993, o Sr. José Acácio da Silva, na qualidade de Vice-Presidente da Federação, em Assembléia anteriormente convocada, na cidade de Blumenau-SC., viu-se forçosamente a assumir o cargo de Presidente, em virtude do falecimento do Presidente e fundador desta Federação, Sr. Acássio Mette, ocorrido no dia 19 de Março de 1993. Foi convocado, na época, conforme preceitua o Estatuto, o Sr. Hadilson Savi, para preencher o cargo de Secretário de Educação; a Vice-Presidência passou a ser administrada pelo Sr. Wili Schwartz; Odorico Jaime Brüggemann ficou com a Secretaria Geral; Mauro Machado, assumiu a Secretaria de Finanças; Hamilton Manoel Vargas, ficou com a Sub-secretaria de Finanças; e José Santiago assumiu como Secretário de Relações Públicas, cujos mandatos tiveram término previsto para 27 de Setembro de 1995.

No dia 23 de Setembro do ano de 1995, em eleição realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos na cidade de Florianópolis, na Avenida Hercílio Luz, 431, toma posse, como novo Presidente eleito desta Federação, o Sr. Hamilton Manoel Vargas, de Florianópolis, tendo assumido a frente dos trabalhos na eleição, o Sr. Sérgio Francisco Soares, Assessor Técnico de Contabilidade do Sindicato dos Gráficos de Florianópolis. A nova Diretoria ficou assim constituída: Presidente – Hamilton Manoel Vargas; Odorico Jaime Brüggemann – Vice-Presidente; Mauro Machado como Secretário Geral; José Acácio da Silva como Secretário de Educação; Amilton Schmidt como Secretário de Finanças e Manoel João, de Itajaí, como Subsecretário de Finanças e Francisco de Assis Franco, como Secretário de Relações Públicas. No dia 6 (seis) de Fevereiro de 1996, atendendo a uma convocação da Diretoria da Federação, reuniram-se todos os seus membros na cidade de Florianópolis, onde o atual Presidente, Sr. Hamilton Manoel Vargas, fez uma série de explanações aos presentes, requerendo um prazo de seis meses de afastamento da Direção desta entidade. E assim, atendendo a esta reivindicação, tivemos como válido o seu pedido, e tendo assumido o cargo deixado vago pelo Sr. Odorico Jaime Brüggemann, da cidade de Lages-SC., atendendo assim ao que preceitua o Estatuto no seu artigo 20°., letra “a”.

Em nova reunião de Diretoria, no dia 9 de Junho de 1996, na cidade de Blumenau, à rua Luiz de Freitas Melro, 231, contamos com a presença das Sras. Sirlei Maria Dinnebier e Neusa Martini, respectivamente Presidente e Suplente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Concórdia-SC. O motivo desta visita era para contarmos com mais um Sindicato filiado a esta Federação de Trabalhadores, o que na prática foi colocado em votação e passamos então a contar com mais um Sindicato em nossa base sindical. Nesta mesma reunião, foi colocado em votação o pedido de extensão de base territorial, por parte do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Criciúma. Esta extensão foi reivindicada com abrangência para os municípios de Braço do Norte, Jaguaruna, Maracajá, Pedras Grandes, São João do Sul, Treze de Maio, Tubarão, Capivari de Baixo, Sangão, Santa Rosa do Sul, Forquilhinha e Cocal do Sul, conforme Edital publicado no Jornal Diário Catarinense, edição de 29 de Junho de 1995, página 38.

Na pauta de Convocação da Assembléia Geral Ordinária, na cidade de Lages-SC., constava a votação para a alteração de filiação da CNTI para a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas-CONATIG, o que foi aprovado sem restrições e por unanimidade. Na edição do jornal Diário Catarinense, do dia 18 de Maio de 2003, foi publicado o Edital de Convocação para Eleições Sindicais nesta Federação, documento este assinado pelo Sr. Odorico Jaime Brüggemann. A data desta eleição foi marcada para o dia 27 de Junho de 2003, na cidade de Lages-SC. Após os procedimentos de praxe, consta no documento Ata de Posse do dia 26 de Julho de 2003, como eleita a seguinte DIRETORIA: – Presidente – Odorico Jaime Brüggemann; Vice-Presidente – José Acácio da Silva; Secretário Geral – Mauro Machado; Secretário de Educação – Gilmar da Silva Fidélis; Secretário de Finanças – Joares Alves Saldanha; Sub-secretário de Finanças – José da Silva; Secretário de Relações Públicas – João Roque da Silva. SUPLENTES DA DIRETORIA: Amilton Schmidt; Celso Antonio Moraes; Hamilton Manoel Vargas; José Carlos Bez Birolo; Valdecir Gasperi; Dirnei Valério; Laércio Budal Arins. CONSELHO FISCAL – Efetivos: Benildo Marçal dos Santos; Marcos Rüdiger e Moacir Raimundo da Silva. Suplentes: Juvino Jaime Golfe, Elizaldo Arruda de Oliveira e Gilson Frare. DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À CONATIG – Efetivos: Odorico Jaime Brüggemann e Mauro Machado. Suplentes: José da Silva e José Acácio da Silva. Esta Diretoria foi eleita com mandato para o período de 26 de Julho de 2003 a 26 de Julho de 2007.

Infelizmente, no dia 18 do mês de Maio de 2007, após um breve período internado em Hospital da cidade de Lages, o Sr. Odorico Jaime Brüggemann, com apenas 50 anos de idade, veio a óbito, após uma série de complicações internas. Faltavam apenas dois meses para o término do seu mandato à frente desta Federação, e com amplas chances de reeleição. Por ironia do destino, novamente, assume nesta mesma condição de Vice-Presidente o Sr. José Acácio da Silva, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Joinville. Seguindo o Estatuto em vigor temos uma pequena alteração de nome para a chapa da Federação com a inclusão do Sr. Rodemar Berns, do Sindicato de Joinville, para a composição da atual chapa.

Na edição do dia 18.05.2007, sexta-feira, página A18, do Jornal A Notícia, de Joinville, é feita a publicação do Edital de Convocação para realização de Eleições Sindicais para a composição da nova Diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de Santa Catarina. A eleição está prevista no Edital para o dia 29 de Junho de 2007, na cidade de Lages-SC. Após a realização das eleições temos no momento, atuando no Estado de Santa Catarina, a seguinte Diretoria da FETIGESC: – DIRETORIA – EFETIVOS: José Acácio da Silva (Joinville); Amilton Schmidt (Florianópolis); Gilmar da Silva Fidélis (Criciúma); Joares Alves Saldanha (Lages); Mauro Machado (Blumenau); Hamilton Manoel Vargas (Florianópolis); e João Roque da Silva (Concórdia). SUPLENTES: José da Silva (Lages); Celso Antônio Moraes (Concórdia); Inelino Henrique Santos (Florianópolis); José Carlos Bez Birolo (Criciúma); Vilmar Duarte (Concórdia); Dirnei Valério (Criciúma); Silvonei Luiz Calvi (Concórdia). CONSELHO FISCAL – EFETIVOS: Benildo Marçal dos Santos (Lages); Rudinei Antônio Silva (Lages); e Moacir Raimundo da Silva (Blumenau). SUPLENTES: Elizaldo Arruda de Oliveira (Lages); e Gilson Frare (Blumenau). CONSELHO DE REPRESENTANTES JUNTO À CONATIG – EFETIVOS: José Acácio da Silva (Joinville); e Mauro Machado (Blumenau). SUPLENTES: Amilton Schmidt (Florianópolis); e Gilmar da Silva Fidélis (Criciúma).

Esta atual Diretoria da Federação tem o seu mandato inicial em 26 de Julho de 2007 até 26 de Julho de 2011. A atual sede da Federação localiza-se hoje no mesmo local do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Joinville, sito à rua Iririú, 332, salas 02 e 04, bairro Saguaçú. Esta Federação negocia campanhas salariais com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina-FIESC, tendo como data-base o mês de Abril de cada ano; com o Sindicato das Indústrias Gráficas de Rio do Sul, com data-base em Janeiro; e com o Sindicato das Indústrias Gráficas de São Miguel do Oeste-SC., que tem a sua data-base no mês de Agosto. Temos ainda dentro do Estado de Santa Catarina, 7 (sete) Sindicatos que têm sua estrutura própria, quais sejam: JOINVILLE (Presidente: José Acácio da Silva); BLUMENAU (Presidente: Mauro Machado); FLORIANÓPOLIS (Presidente: Amilton Schmidt); SUL DO ESTADO – CRICIÚMA (Presidente: Gilmar da Silva Fidélis); LAGES (Presidente: Joares Alves Saldanha); CONCÓRDIA (Presidente: João Roque da Silva); ITAJAÍ (Presidente: Diretoria a ser formalizada).

Parceiros

  • ©2024Fetigesc
  • FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
  • E-mail:  federacao.sc@sindgraf.com.br
  • Telefone:(47) 99644-4114 / (47) 99193-9015
Contato
    Desenvolvido por: Bsuix.cc