Sob nova direção, Fetigesc ajudará os STIGs na negociação salarial

Por unanimidade, os sete sindicatos gráficos (STIGs) catarinenses elegeram o presidente do STIG Blumenau como novo líder da federação da classe

Apesar da aguda crise estrutural que enfrenta o movimento sindical para a garantia de seu papel constitucional na defesa da classe trabalhadora, onde ambos sofrem com ataques sistêmicos desde Temer, amplificados pelo governo Bolsonaro, os STIGs catarinenses não abriram mão de suas tarefas. As sete entidades no estado, através de sua federação (Fetigesc), reuniram-se na cidade de Lages em defesa do interesse futuro dos 12 mil gráficos dessas regiões onde há STIGS e das áreas inorganizadas de SC. Decidiram manter a Fetigesc em atividade pelos próximos quatro anos. E na ocasião, um novo presidente e direção foram eleitos e tomaram posse.

Por unanimidade, Moacir Effting, presidente do STIG Blumenau, foi eleito o novo presidente da Fetigesc, tendo os presidentes do STIG Concórdia (Juliano Sechell) e do STIG Criciúma (Gilmar Fidelis) eleitos secretário-geral e secretário de finanças respectivamente, além de outros dirigentes suplentes e para a titularidade e suplência do conselho fiscal da entidade. Além do STIG Blumenau, Concórdia e Criciúma, a federação é composta também pelos sindicatos dos gráficos de Florianópolis, Lages, Itajaí e de Joinville, este presidido por José Acácio, presidente anterior da Fetigesc.

“Passaremos por profundas transformações”, realçou Moacir não apenas em relação à Fetigesc diante dos ataques às leis trabalhistas e sindicais, mas todo o movimento sindical do estado e do Brasil. Assim, a prioridade da nova gestão da federação gráfica catarinense é fortalecer os instrumentos de negociação coletivas atuais e buscar estratégias para manutenção da entidade, bem como de todos os sindicatos filiados.

Uma das ações postas por Moacir e a direção será o acompanhamento das negociações salariais e direitos coletivos dos gráficos, realizados pelos STIGs junto ao patronal. “Nosso objetivo é dar um suporte nestas discussões e ir analisando caso a caso”, conta o presidente. A Fetigesc já começou a realizar algumas mudanças, a começar por sua identidade visual. Agora tem uma nova logomarca onde destaca o mapa do estado nele. O canal de comunicação oficial da entidade também já é um outro. Eles passaram a utilizar o e-mail federação.sc@sindgraf.com.br

A Confederação Nacional dos Gráficos (Conatig), na qual a Fetigesc é filiada e que Moacir integra a diretoria, parabeniza a nova diretoria desta importante federação catarinense dos gráficos. “Apesar dos ataques que todo movimento sindical do país vem sofrendo pelo governo Bolsonaro, este que tem seus interesses voltados somente para os patrões, dando as costas para os trabalhadores que o elegeu, a Fetigesc poderá contar com todo o nosso apoio  e dos demais sindicatos a nós filiados”, destaca Leonardo Del Roy, presidente da Conatig. O dirigente informa que juntos o movimento sindical gráfico continuará enfrentando todas dificuldades, pois o compromisso da Conatig, Fetigesc e demais entidades da classe é buscar sempre as melhorias e as garantias dos direitos de todos os trabalhadores gráficos a nível nacional.

Diretoria e mandato

O mandato de Moacir, Juliano e Gilmar começou no último dia 27 e segue até 26 de julho de 2020. Junto a eles, terão a mesma responsabilidade todos os suplentes da diretoria: Hamilton Vargas (STIG Florianópolis), Marcio Popp (STIG Concórdia) e Dirnei Valério (STIG Criciúma). Como também os conselheiros ficais efetivos: Wander Dias (STIG Blumenau), Rudnei Silva (STIG Lages) e Itamar Merini (STIG Itajai); e os suplentes: João Fantini, Osmar Moreira e Jaime Pellis (todos do STIG Blumenau).